Os últimos anos foram uma virada total no marketing digital.

Em vez de apenas criar alguns anúncios no Facebook ou um post semanal no blog e esperar o melhor, as empresas agora precisam encontrar maneiras novas e empolgantes de competir pela atenção do consumidor.

Da mesma forma, eles precisam fornecer mais valor inicial e interação para eliminar o ruído de outras empresas no mesmo mercado lotado.

E é por isso que o marketing visual está maior do que nunca.

Destacar é extremamente importante e criar conteúdo digital novo e empolgante que inclua elementos de ponta é vital.

Para ajudar você a ter algumas ideias sobre como incluir mais recursos visuais em suas campanhas e conteúdo, criamos este guia com nossos favoritos, além de ideias de como implementá-los. 

Aqui estão algumas das mais recentes tendências de marketing de conteúdo visual.

1. A transmissão ao vivo está muito em alta agora

Foi um ano estranho para quase todos. 

Com tantos desligados da interação com outras pessoas em um ambiente social, a necessidade de conexão virtual está em primeiro lugar. 

É por isso que a transmissão ao vivo ganhou um grande número de seguidores nos últimos vinte e quatro meses.

Simplesmente ficar na frente de uma câmera e produzir conteúdo ao vivo e não editado para seus clientes é uma excelente maneira de mostrar que você é uma empresa autêntica com um desejo genuíno de oferecer o melhor produto ou serviço possível.

Além disso, oferece interação imediata e fornece ao seu público-alvo a chance de fazer perguntas, obter respostas e aprender mais antes de fazer uma compra.

No entanto, é importante lembrar que você terá que selecionar alguém em sua organização para ser a cara da sua marca. 

Usar a mesma pessoa repetidamente aumenta a confiança de seu público , tornando mais fácil aumentar o número geral de usuários com o tempo.

Exemplos de como as marcas estão atualmente usando streams ao vivo em seu marketing incluem aquelas que fazem parceria com um streamer estabelecido no Twitch, YouTube, Snapchat ou Instagram para campanhas.

Alguns respondem às sessões de perguntas e respostas do Facebook Live. 

E outros apenas postam uma sessão de bate-papo diária para desejar um bom dia ao público ou fornecer outro conteúdo informativo.

2. Conteúdo autêntico pode ser seu melhor amigo

É seguro dizer que a maioria dos consumidores não confia tanto na publicidade e na mídia atualmente. 

Quem poderia culpá-los? Com tanto barulho no mercado, pode ser difícil decidir quais empresas ouvir e quais ignorar.

Dito isso, o conteúdo autêntico é uma tendência superaquecida em conteúdo visual atualmente. 

A maioria do público não quer mais ver fotos polidas de pessoas que pareciam ter acabado de sair das páginas de uma revista.

Em vez disso, eles querem fotos honestas que mostrem pessoas reais fazendo coisas reais. 

Mesmo fotos espontâneas de risos, jantares de família ou apenas pessoas normais fazendo seu trabalho diário em seu setor podem ser atraentes.

Além disso, dá ao seu público um motivo para compartilhar a imagem ou gráfico - o que dá a você mais exposição da marca.

3. Integração de realidade mista é o futuro

Lembra-se de alguns anos atrás, quando Niantic lançou o Pokémon Go? 

Todo mundo enlouqueceu, pois foi uma das primeiras opções por aí para fundir smartphones e realidade aumentada.

Hoje em dia, os avanços tecnológicos tornaram mais fácil do que nunca para as empresas oferecerem integração de realidade mista em suas experiências móveis. 

Pense em elementos como poder experimentar virtualmente um par de óculos antes de comprá-los ou ver se uma peça de mobiliário se encaixa bem em uma sala.

Após a pandemia, essas experiências interativas mistas foram incrivelmente importantes, pois mais pessoas estão ficando em casa e não comprando de varejistas tradicionais com tanta frequência. 

Dito isso, não é de se admirar que a conveniência de tal conteúdo só deva aumentar. 

O que significa que agora é o melhor momento para embarcar.

Mesmo as empresas não varejistas também podem oferecer esse tipo de experiência de mídia. Considere museus que fazem tours virtuais ou sessões de perguntas e respostas com guias com tecnologia de IA. 

Também há marcas que oferecem experiências virtuais via Facebook Oculus, o atual fone de ouvido de realidade virtual pronto para o consumidor que deve ser um negócio ainda maior nos próximos anos.

4. Listas como gráficos

Outra tendência do marketing de conteúdo visual neste ano é o uso de listas como gráficos. 

Além de ser uma ótima maneira de segmentar informações importantes de uma maneira muito mais atraente visualmente, isso torna as informações mais fáceis para o seu público compartilhar nas redes sociais.

Se você não tem certeza de por que isso funciona tão bem, vamos analisá-lo. 

A mente humana é uma ferramenta altamente visual. Na verdade, ele percebe gráficos e imagens milhares de vezes mais rápido do que apenas uma parede de texto preto em um fundo branco. 

Assim, a maioria das pessoas consegue consumir os dados muito mais rapidamente do que apenas lê-los em um parágrafo ou mesmo em uma lista com marcadores.

Além disso, listas gráficas ou infográficos dão contexto a um conteúdo específico. 

Por exemplo, um gráfico ou dados adicionados a uma lista tornam mais fácil entender visualmente o ângulo ou ponto que você está fazendo com o conteúdo.

Você também pode adicionar imagens de plano de fundo e ícones que definem os dados à parte do restante do conteúdo escrito em seu artigo ou artigo de blog. 

Muitos públicos adoram isso, pois realmente torna simples quebrar grandes blocos de informações em partes menores e mais fáceis de compreender.

5. Experiência visual gamificada

Gráficos simples estão fora de questão. Experiências visuais gamificadas estão em alta.

O que queremos dizer com isso? 

Criar conteúdo interativo que dê ao seu público um motivo para fazer algo - seja clicar em um botão, mover um ícone na tela ou ir para a próxima página.

Quanto mais interativo você puder tornar seu conteúdo, mais fácil será manter os visitantes do site na página por um longo período de tempo. 

Se a experiência for especialmente divertida ou agradável, eles podem até compartilhá-la com seus amigos e seguidores, o que é melhor para você.

Mas e as marcas que não estão em um espaço de consumo ou simplesmente não têm um nicho que realmente lida com entretenimento? 

Você ainda pode usar esse tipo de mídia também.

Pense em apresentações de slides interativas que exigem que o usuário clique em um botão próximo para ver mais informações. 

Ou questionários que os ajudem a encontrar a solução necessária para atender às suas necessidades. 

De certa forma, as equipes de vendas podem até usar essas experiências como uma forma de qualificar leads de uma forma mais simplificada.

6. Conteúdo sobre uma vida ecológica e estilos de vida saudáveis

A outra tendência do marketing de conteúdo em 2021 a se prestar atenção não é realmente sobre o estilo visual, mas sim o contexto ou assunto do conteúdo em si.

Hoje em dia, mais pessoas estão interessadas nos tópicos de uma vida ecológica e estilos de vida saudáveis. 

Eles querem saber o que é melhor para o meio ambiente, suas famílias, seu bem-estar e outros tópicos relacionados.

Como um profissional de marketing digital, é aconselhável adotar esse ângulo em seu conteúdo , incluindo-o em tantas postagens relevantes quanto possível.

Claro, se você está em um setor de B2B que não tem um vínculo lógico entre esses tópicos e seu conteúdo normal, provavelmente deseja pular essa tendência. 

Mas um pequeno brainstorming pode lhe dar algumas idéias, mesmo que seja apenas falando sobre como sua equipe ajudou em uma arrecadação de fundos ou assumiu uma causa especial na área local. 

Por exemplo, quando você passou um dia plantando árvores em um parque local ou como encoraja os funcionários a se desestressarem com aulas de ioga na hora do almoço.

Todos esses são tópicos com os quais a maioria das pessoas pode se relacionar dentro de seus próprios interesses e hobbies, fazendo com que se sintam mais conectadas à sua marca. 

Além disso, há uma ênfase agora em empresas que se importam, o que significa mostrar ao mundo que você é uma delas é sempre uma ideia sábia.

7. Conteúdo comprável para vendas aprimoradas

Os varejistas de comércio eletrônico podem ficar por dentro das tendências de marketing de conteúdo visual mais quentes deste ano, usando conteúdo comprável na maioria das principais plataformas de mídia social ou em seu próprio site.

O que isto significa? 

Conteúdo comprável é um termo que explica como os clientes podem comprar produtos a partir das imagens que veem sem precisar adicionar um item a um carrinho ou passar por um processo completo de checkout. 

Algumas plataformas até permitem o pagamento instantâneo com métodos digitais como o Apple Pay, o que é um bônus.

Instagram, Pinterest, Facebook e YouTube utilizam atualmente essa opção. E mais plataformas estão aderindo à tendência em breve.

Por que isso funciona tão bem? Provavelmente tem a ver com o fato de ser instantâneo. 

Os clientes não têm tempo para se distrair ou mudar de opinião antes de finalizar a compra. 

Em vez disso, eles podem fazer um pedido no momento em que espionam um item sem o qual absolutamente não podem viver.

8. Recursos visuais de marca para Imagens do Google

A otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) foi muito além dos limites de apenas uma palavra-chave vinculada nas SERPs. 

Atualmente, o Google tende a mostrar uma lista de imagens que correspondem a uma pesquisa específica.

A tendência do marketing de conteúdo visual agora é adicionar logotipos de marcas ou outras informações identificáveis ​​a essas imagens. 

Porque? Se alguém encontrar sua imagem aleatoriamente com base em uma pesquisa por palavra-chave ou frase no Imagens do Google, você deseja que eles saibam que voltem para você como um recurso confiável.

Além disso, também emite uma vibração muito mais profissional. 

Quando uma imagem corresponde à escolha de fonte e cor de uma empresa específica , é fácil dizer que ela tem uma estética coesa, que muitos clientes consideram ser mais confiável.

Ao dar esse pequeno passo extra com seu design gráfico, você pode ajudar a impulsionar sua marca e melhorar a experiência geral de seu público.

9. Conteúdo de teaser ou lanche para interrupções visuais

Quando se trata de marketing de conteúdo visual, muito de uma coisa boa não é uma coisa boa. 

Em vez disso, certifique-se de usar conteúdo de teaser ou o chamado conteúdo de lanche para obter melhores intervalos visuais.

Tabelas, bordas e fundos de cores diferentes ajudam. 

Usar as tags H1 e H2 adequadamente também é bom para uma experiência visual aprimorada, além de ajudar no SEO.

Para conteúdo de vídeo, considere o uso de peças curtas de menos de um minuto como uma forma de provocar formas mais longas de conteúdo, como vídeos completos, séries ou até mesmo uma postagem de blog escrita.

Ponto principal: seu público tem pouco tempo e atenção limitada. 

Use sinopses e outras formas de boatos visuais para obter o foco.

Conclusão: planejando sua estratégia de marketing de conteúdo visual

Ainda há muito tempo para utilizar essas estratégias populares de marketing de conteúdo visual em 2021. 

Na verdade, é altamente recomendável que você diversifique um pouco e use várias formas deles para realmente impressionar seu público-alvo. 

Afinal, ter uma mistura de tipos diferentes é sempre uma boa maneira de alcançar mais clientes ideais de uma forma significativa.