Temos testemunhado os webinars se tornando uma ferramenta poderosa para empresas na maioria dos setores. Quando bem planejado e executado, aumenta sua capacidade de envolver o público.
Isso significa, por exemplo, estabelecer autoridade em seu mercado e aumentar o valor de sua marca - coisas que sabemos que resultam em melhores resultados de vendas.
No entanto, é crucial identificar o melhor momento para os webinars alcançarem um melhor retorno do investimento.
Então, qual é a mágica por trás de uma boa programação? Bem, uma das primeiras coisas a fazer é colocar os dados para trabalhar a seu favor - que é exatamente o que você aprenderá aqui.
Portanto, vamos começar com a base de qualquer boa estratégia!
Comece no meio da semana
Quando se trata de um evento de sucesso, devemos começar com um plano de sucesso. Uma pesquisa conduzida pelo Content Marketing Institute (CMI) mostra que dois terços dos profissionais de marketing B2B já usaram webinars - e nada menos que 66% acreditam que eles sejam eficazes.
A primeira coisa que você precisa considerar é quando seu evento vai acontecer. Considere agendar para o meio da semana: terça, quarta ou quinta-feira .
As segundas-feiras costumam ser ocupadas. Com muitos e-mails para acompanhar e as tarefas da semana anterior, as pessoas costumam passar o dia colocando as coisas em ordem.
As sextas-feiras , por sua vez, são para finalização de tarefas e tendem a registrar menor produtividade.
É por isso que a maioria dos profissionais de marketing toma o meio da semana como ponto de partida.
Faça o básico e, em seguida, evolua
Essas duas primeiras dicas são para estabelecer a base de sua estratégia antes de desenvolver um cronograma mais complexo baseado em dados, como explicaremos a seguir.
Você pode ter um bom público agendando seu webinar no meio da semana às 11h.
Além disso, você pode realizar o evento às 13h ou até às 14h . De acordo com um estudo do Big Marker , esses são os melhores momentos para hospedar um webinar.
Além de agendar próximo à hora do almoço, a questão aqui é: aconteça o que acontecer, nunca faça exatamente na hora do almoço das pessoas .
A maioria dos trabalhadores não poderá comparecer ao seu evento, e alguns deles podem até pensar que não são seu público.
Coloque os dados a seu favor
Você começou a hospedar webinars? Então é hora de jogar sua carta mais poderosa: métricas .
Os webinars exigem convites fortes por e- mail e outros canais, como seus perfis de mídia social, anúncios online e parceiros de marketing.
Assim que o convite for entregue, você precisará de um acompanhamento consistente. Comece com as principais métricas de e-mail: enviado, entregue, soft bounces, hard bounces, taxa de abertura, taxa de cliques , cancelamentos, reclamações de spam , etc.
Esses números irão ajudá-lo a entender os resultados da sua estratégia - então você deve compará-los com seus objetivos.
A questão é: embora quintas-feiras às 11h sejam ótimas para a maioria das pessoas, seu público se encaixa nesse perfil genérico? Isso apenas dados confiáveis podem dizer a você.
Durante o webinar, por exemplo, monitoramos melhor as métricas de desempenho em tempo real . O objetivo principal aqui é medir o engajamento, para que você possa analisar a precisão do tempo e do conteúdo.
Ofereça webinars sob demanda
Aqui está uma dica valiosa: teste tudo. Como mencionamos, começar pelo básico com o objetivo de evoluir com a ajuda de métricas coloca você em terreno estável.
No entanto, você também pode ir além da ideia de apenas identificar o horário favorito das pessoas - você pode criá-lo. Isso significa: vá sob demanda .
Mesmo a melhor programação pode falhar se algo acontecer com seu público, e sabemos que isso é comum. Portanto, para não perder quem se inscreveu, promova uma versão sob demanda.
Nessa situação, sua programação pode ser um pouco mais flexível. Mais uma vez, o básico é para começar, mas com o tempo, você vai mapear a melhor estratégia para aumentar o índice de atendimento.
Agendar em dias alternativos
Quando se trata de Marketing de Conteúdo , a frequência é crucial. Na verdade, um dos benefícios de usar plataformas de webinar é aumentar sua capacidade de gerenciar o planejamento e a programação.
Para eventos semanais, use os dados para encontrar o melhor horário para webinars e anexe-se a eles. Mas pode ser saudável manter contato com seu público com mais frequência.
No entanto, nesse caso, evite agendar dias consecutivos de webinars - e há alguns motivos para isso.
Em primeiro lugar, as pessoas precisam de tempo para a rotina diária, e isso é inevitável. Em segundo lugar, tende a ser mais difícil manter o público envolvido.
Por último, mas não menos importante, webinars consecutivos podem lançar uma sombra sobre suas melhores ideias.
Com tanto para absorver, as pessoas podem se sentir oprimidas, o que diminui seu impacto encantador, embora você seja a maior referência no assunto.
Deixe o tempo desempenhar seu papel , para que os clientes fiquem entusiasmados com o tempo que você entrar no ar. Os dias alternados ajudam você a aumentar seu ROI de marketing digital , mantendo uma audiência regular.
Para finalizar, não se esqueça de monitorar outros canais relevantes e usar métricas para tomar decisões com base em dados confiáveis.
Ao colocar a tecnologia para trabalhar a seu favor, você será capaz de encontrar o melhor momento para webinars ajustar seu calendário editorial.