Se você escreveu e publicou postagens em blogs para sua empresa, provavelmente está familiarizado com uma certa sensação de desconforto.
É hora de sentar e escrever a próxima postagem.
Mas, de repente, você se sente travado: não consegue descobrir o que dizer ou como começar a postagem.
E você está preocupado com o fato de que, apesar de seus melhores esforços, a postagem pode não ser bem-sucedida em termos de alcance e posicionamento em mecanismos de pesquisa.
Algumas de suas postagens sim, outras não, e não parece haver muito padrão nisso.
É um lugar miserável para se estar. Você se sente preso e não tem certeza do que fazer a respeito.
Podemos ajudá-lo a implementar certos princípios de estratégia de conteúdo que aumentarão muito as chances de sucesso de suas postagens.
Etapa 1: Compreender a Persona
O primeiro passo para criar uma postagem de blog de alto desempenho é decidir com quem você está falando.
Como escritor, você provavelmente já esteve aqui antes: você está a um terço do caminho para uma postagem e precisa obter uma referência do tipo "você" - algo que atraia seu leitor e o faça sentir que você falando com eles.
Mas você não tem certeza de que tipo de pessoa ou função usar.
O seu leitor é CMO ou estagiário de marketing? Alguém com 20 anos de experiência ou nenhuma?
Você precisa saber a resposta a perguntas como essas antes de começar.
Para simplificar esse processo, a maioria das agências e organizações desenvolverá uma ou mais personas .
São pessoas fictícias que representam um amálgama das principais características que as pessoas do público-alvo de uma empresa podem ter.
Você pode desenvolver personas como o estagiário de marketing Matt ou C-Suite Cindy , por exemplo. Essas são formas resumidas de manter o foco em quem deve ser o objetivo de uma determinada postagem.
Entender sua persona-alvo envolve tanto o que você não diz quanto o que você faz.
Observe como a postagem não fala sobre o avanço da empresa ou como convencer os tomadores de decisão de que o SEO é importante?
Se você está escrevendo para os chefes, não fala sobre essas coisas . E se você falar sobre eles, os CMOs lendo a postagem podem começar a pensar “isso não é para mim”.
Etapa 2: Conteúdo de alta qualidade é rei
Não há substituto para conteúdo confiável e de qualidade.
As melhores estratégias do mundo não podem superar uma postagem mal escrita, cheia de erros e até imprecisões.
Isso é verdade tanto em um nível humano quanto em um nível de SEO.
Primeiro, seus leitores humanos não tenderão a confiar em você como uma autoridade se seu conteúdo não for confiável.
Em segundo lugar, o Google também vai punir você. Seus algoritmos de pesquisa mais recentes incluem processamento de linguagem natural baseado em IA.
Correndo o risco de simplificação excessiva, se seu conteúdo não parecer e soar como sendo bem escrito, o Google pode dizer - e vai puni-lo.
Pesquisa intensiva
Bem, muitas (e queremos dizer muitas) pesquisas foram feitas para fazer esse post.
Vá para qualquer lugar nessa postagem muito longa e você encontrará um conteúdo rico em fatos e denso de pesquisa, incluindo links para fontes externas e internas autorizadas.
Liderança inovadora
Este é o conteúdo que gera percepções exclusivas, não apenas reformulando ou reempacotando o conteúdo existente.
Ou é um conteúdo que vai mais fundo ou mais longe do que qualquer outra coisa lá fora. Este aspecto não é fácil de provar, mas você terá dificuldade em encontrar outro recurso tão completo como este.
Comprimento da postagem
A duração de uma postagem no blog é outro fator para estabelecer qualidade e autoridade.
Agora, não nos leve a mal: uma postagem de blog lixo não se torna magicamente de alta qualidade porque tem 10.000 palavras.
Mas digamos que você tenha duas postagens de blog igualmente bem pesquisadas e bem escritas sobre o mesmo tópico. O que ganha mais credibilidade, aquele com 500 palavras ou aquele com 5.000 palavras?
O mais longo, claramente.
Então, quanto tempo é o certo para uma postagem típica de blog? Depende.
Consideramos a complexidade e a competitividade da palavra - chave para determinar um comprimento adequado. E superar os principais concorrentes também não é uma estratégia ruim.
Etapa 3: Excelente título e introdução
Boas postagens de blog têm como alvo a pessoa certa e contêm apenas conteúdo de alta qualidade.
Mas para passar de bom para ótimo, sua postagem no blog também deve ser interessante. Você tem que atrair leitores e convencê-los de que vale a pena ler seu artigo.
Criar um conteúdo atraente e interessante é importante ao longo de uma peça, mas em nenhum lugar é mais importante do que o título e a introdução.
Na verdade, eles são tão importantes que vamos discuti-los separadamente.
Criação de um título envolvente
Você encontrará todos os tipos de estratégias para a criação de títulos. Grandes títulos podem ser cativantes, espirituosos, humorísticos, atraentes, misteriosos, informativos e muito mais.
A maioria combina vários desses atributos, encontrando o que se adequa à ocasião, marca e cargo.
Crie uma introdução que atraia os leitores
As apresentações podem ser difíceis.
Muito curtos e parecem abruptos e desinteressantes. Mas se você demorar muito, eles começarão a vagar por todo o lugar.
As melhores introduções atraem os leitores rapidamente, às vezes com um gancho (mas às vezes sem). Eles também definem expectativas para a postagem, permitindo que os leitores saibam o que aprenderão se continuarem com a postagem.
Por exemplo, uma história eficaz pode ser o elemento principal de uma introdução eficaz.
Etapa 4: SEO na página
Em seguida, há algumas coisas concretas que você deve fazer nas postagens do seu blog para aumentar o SEO na página .
Já tratamos desse tópico longamente em outro lugar, então não vamos nos aprofundar tanto aqui. Mas se a sua postagem no blog for apenas um texto de parede a parede, você está perdendo algumas oportunidades importantes.
Aqui estão 3 elementos de uma boa estratégia:
Links
Alguns são externos , com links para outros sites altamente classificados. Outros são internos : você deseja manter os leitores em seu site por mais tempo.
E mais cliques nessas páginas - mesmo em suas próprias páginas - aumentam sua autoridade.
Títulos
Os títulos têm mais do que funções estéticas.
A prática recomendada inclui o uso de tags H1 para o título de sua postagem e, em seguida, tags H2 em torno dos cabeçalhos principais.
Você pode aninhar vários níveis de cabeçalhos abaixo daqueles como H3 e H4, se necessário.
Por que isso é importante? A versão resumida: os mecanismos de pesquisa usam esses títulos para aprender sobre o que é o seu conteúdo.
Conteúdo visual
O conteúdo visual também é enorme. Isso torna o tópico ( algoritmo e atualizações do Google ) mais fácil de digerir e diz tudo o que você precisa saber. Também é uma peça original, e não algo que encontramos online.
O conteúdo visual é difícil de fazer bem, no entanto. Você pode não ter as habilidades artísticas ou técnicas para criá-lo.
Etapa 5: ótima conclusão e CTA
Assim como as introduções, as conclusões são difíceis.
Você pode achar que já disse tudo o que é necessário, mas sem uma conclusão a postagem parecerá abrupta e incompleta.
Existem várias estratégias que podem funcionar bem para encerrar uma postagem de blog.
Expresse este conteúdo de forma diferente, ou talvez tire outra meta-conclusão fina. Também implementamos um CTA (call to action), e a maioria das suas postagens também deveria.
Esse conteúdo agrega ainda mais valor ao leitor, é claro. Mas também nos ajuda: a avaliação termina em um formulário de inscrição que usamos para gerar leads.
Você pode usar seus CTAs para fazer coisas semelhantes:
- Convide os leitores a baixar um e-book ou white paper.
- Convide-os a experimentar seu produto ou serviço.
- Deixe-os agendar uma consulta ou consulta.
Quaisquer que sejam seus objetivos da próxima etapa, use um CTA para ajudá-lo a chegar lá.
Conclusão: escrever um post de blog perfeito não é fácil
Contudo, existem estratégias reais e concretas para escrever uma postagem com bom desempenho.
Ao implementar as estratégias que abordamos aqui , você pode melhorar continuamente o desempenho de sua postagem e reduzir a sensação de aleatoriedade sobre como uma postagem será classificada.