A melhor maneira de se destacar no mercado hoje é dar às pessoas o que elas querem, e é exatamente esse tipo de abordagem que o marketing de humano para humano (H2H) oferece.

É uma espécie de marketing que promove o estreitamento das relações, feitas por pessoas e para pessoas.

Algumas pessoas podem ter pensado que os robôs dominariam o futuro, que a população se misturaria com as máquinas e que as ferramentas substituiriam as pessoas.

No entanto, aqueles que levantaram essa hipótese esqueceram, para dizer o mínimo, que são as pessoas que operam as máquinas. A existência de ferramentas é para facilitar o dia a dia das pessoas.

O mundo do marketing não é diferente. A única razão pela qual os andróides nunca poderiam substituir os humanos é que eles não constroem relacionamentos . 

Pessoas interagem com outras pessoas; as pessoas se envolvem com outras pessoas; as pessoas são importantes para as pessoas.

Os profissionais de marketing já perceberam isso. Recentemente, um novo modelo de marketing surgiu no mundo dos negócios. 

É considerada uma promessa com potencial de grandes resultados:  o H2H, ou humano para humano, consiste em criar conexões entre pessoas.

Nos últimos anos, as estratégias de marketing, sejam online ou offline, têm se concentrado nos segmentos B2B (business to business) e B2C (business to consumer).

Nesse sentido, uma de suas deficiências é que não humanizaram seus processos de compra e venda. Seu único foco era atender às necessidades do negócio.

O marketing do H2H, por outro lado, considera as pessoas e suas relações humanas . 

Se você tiver em mente que as empresas são essencialmente formadas por pessoas, não há como deixar de lado esse toque humano nas   estratégias de Marketing Digital .

O que é marketing de humano para humano (H2H)?

Como o nome sugere,  essa é uma abordagem de marketing centrada no ser humano . Nesse modelo, as relações entre empresas e clientes se desenvolvem com base na confiança de longo prazo.

Esse tipo de abordagem dá atenção especial aos clientes. Mais do que atender às suas necessidades, o principal objetivo desse tipo de marketing é fazer com que o relacionamento tenha um rosto, um dono e uma  voz que capte a essência da marca  e a aproxime o suficiente para ser confiável.

Por que o marketing de humano para humano (H2H) é importante para uma estratégia de negócios de sucesso?

Humanizar o atendimento é importante  para garantir que todas as outras estratégias de marketing, digital ou offline, sejam precisas e alcancem o melhor resultado possível . 

Implementar essa tática é muito mais simples do que parece - requer apenas que um humano se conecte a outro humano.

Nesse relacionamento, é permitido cometer erros e fazer testes. Todo ser humano entende que a única maneira de alcançar resultados bem-sucedidos é por tentativa e erro. 

Desta forma, H2H torna esta prática tolerável porque vem do bom senso.

Essa abordagem é importante para gerar interação entre clientes potenciais e a marca . 

Por meio da humanização dos negócios, a empatia encontra brechas para que a empresa se aproxime o suficiente de sua  buyer persona  para influenciar sua decisão.

Como se comunicar na estratégia H2H?

Seja empático

Ao se colocar no lugar de seus clientes, você permite que eles saibam que sua empresa os entende . E esse comportamento pode ser um gatilho para fechar negócios maiores e fazer conexões poderosas.

Seja pessoal

Ser pessoal é estar perto . É saber quem é seu cliente, seu nome, seus desejos e vontades. É instruir sua equipe a ouvir com atenção, o que é fundamental para o sucesso dessa estratégia.

Mais pessoas precisam ser ouvidas. Quando sentem que isso acontece e que sua empresa sabe quem eles são, essa relação só cresce e se fortalece.

Seja autêntico

Autenticidade é dizer o que seu cliente precisa ouvir e não o que  ele quer ouvir .

Comunicar-se com transparência irá gerar confiança em seu cliente, permitindo que você tenha conversas francas e cuidadosas para que eles tenham a melhor experiência possível para o  cliente .

Seja inspirador

Ter emoções é uma característica inerente  do ser humano. Ter isso em mente é uma peça fundamental para se  comunicar com seu cliente .

Lembre-se de que todos procuram coisas que os façam sentir-se bem.

Inspirar as pessoas vai muito além de fazer algo por elas - é dar a elas algo em que possam se agarrar em tempos turbulentos. É assim que os relacionamentos evoluem!

O H2H pode superar as estratégias de comunicação B2B ou B2C?

O método H2H pode superar as estratégias B2B e B2C porque seu alcance é mais amplo e os resultados tendem a aparecer mais rápido. 

Como cria relações de negócios mais próximas, as decisões podem ser tomadas mais rapidamente do que em outras estratégias .

É importante ressaltar que, nesta abordagem, a qualidade da comunicação é muito mais importante do que sua frequência.

Em vez de enviar vários e-mails, deixar recados ou até mesmo convidar prospectos a preencherem formulários para contatar especialistas, o fundamental é estar atento ao diálogo. Torne-o significativo em vez de apenas tentar mostrar por que o consumidor precisa do seu produto.

Como uma empresa pode acomodar a estratégia H2H em seu marketing?

Para implementar essa estratégia, é necessário romper com os padrões culturais ligados às estratégias B2B e B2C - porque elas não estão focadas no comportamento do cliente, mas em como sua empresa se comporta em relação a ele.

A seguir, confira algumas dicas práticas de como implementar este modelo!

Tenha uma mentalidade focada no cliente

Certifique-se de que suas decisões de compra sejam feitas com os clientes em mente. Deixe-os saber disso para que os riscos sejam compartilhados e o negócio seja mais equilibrado.

Promova o marketing omnicanal

Oferecer ao cliente uma experiência omnicanal proporcionará diferentes formas de se comunicar com sua empresa, tornando-a mais acessível sempre que necessário. 

Isso mostra que você está disposto a oferecer ajuda e informações mesmo depois de seu compromisso com sua marca.

Simplifique sua comunicação

Quando falamos de negócios, a formalidade pode ser uma barreira para a comunicação. Portanto, elimine a burocracia e a inflexibilidade no discurso.

Uma boa maneira de fazer isso é usar o rapport. Essa técnica deixa você e o cliente potencial no mesmo nível. 

Eles baixarão a guarda, o que lhe dará acesso a informações que provavelmente não teria obtido em outro tipo de ambiente.

Treine sua equipe para tratar os clientes com igualdade

Como diz o ditado, você deve tratar as pessoas da mesma maneira que gostaria de ser tratado. Para a abordagem H2H, isso se aplica muito bem. 

Pense em um vendedor oferecendo um produto para si mesmo. Certamente, eles seriam honestos ao apresentar as vantagens e desvantagens do que estão vendendo.

A estratégia de humano para humano (H2H) se baseia na honestidade . Certifique-se de que sua equipe está atenta aos detalhes e sempre pronta para oferecer o melhor conselho aos seus clientes ideais.

Use ferramentas que tornem o atendimento humanizado eficaz

Sabemos que o tempo, para muitas frentes de negócios, significa dinheiro. Portanto, procure um software que atenda a necessidade de comunicação ágil. Não deixe sua equipe de atendimento ao cliente demorar mais do que o necessário devido à infraestrutura inadequada.

Esteja preparado para surpreender seu cliente

Os robôs cumprem uma missão muito específica para a qual foram programados; eles são limitados e apáticos. No entanto, as pessoas não são assim ou não precisam ser.

As pessoas vão além do que foi combinado, realizando ações e, muitas vezes, tomando decisões para o bem-estar dos outros.

E é isso que surpreende o cliente: ser inesperadamente gentil com seus clientes tende a dar um toque especial à relação contratual.

Certifique-se de acompanhar o nível de satisfação de seus clientes

Tomar medidas preventivas sempre será muito melhor do que fazer algo para remediar uma situação de descontentamento.

Um dos objetivos da estratégia H2H é garantir que o acordo seja cumprido com dedicação. Nesse caso, o cliente espera comprometimento e não perfeição, para que tudo aconteça dentro dos limites do combinado.

Quais são as vantagens de adotar a estratégia H2H?

Oportunidade de ser único no mercado

Hoje em dia, as pessoas não estão acostumadas com o contato humano - embora seja o que desejam. Oferecer a eles é uma forma de proporcionar uma experiência marcante com sua empresa.

Aquisição de clientes fiéis

Clientes bem atendidos não perdem tempo barganhando. Eles estão dispostos a pagar o preço oferecido para obter um serviço personalizado e de qualidade.

Além disso, clientes satisfeitos tornam-se promotores da sua marca - e esta é a melhor forma de publicitar a sua empresa gratuitamente.

No final das contas, as  pessoas compram de outras pessoas e, por mais complicados que sejam os humanos, sempre haverá uma maneira de falar sua língua.

Nesse contexto, as empresas têm a missão de explorar como e onde aplicar essa linguagem para vender mais, fortalecer sua marca e gerar valor ao mercado.

Por isso, leve as nossas dicas de marketing de humano para humano ao nível prático e tire o máximo partido desta estratégia, que continuará a ser tendência nos próximos anos!