O marketing digital e o marketing tradicional influenciam o consumidor de diferentes maneiras. À medida que as empresas começaram a comparar as duas soluções, os benefícios do marketing digital tornaram-se ainda mais claros para os profissionais de marketing.

Afinal, as formas online de promover um negócio são econômicas, fáceis de medir e ótimas para interagir com os clientes. Mas que tipo de benefícios você pode esperar de uma presença online e como eles melhoram os resultados comerciais?

Hoje daremos uma olhada em 7 benefícios do Marketing Digital que sua empresa deve buscar com uma boa estratégia online.

Quais são os 7 benefícios do marketing digital para as empresas?

O marketing tradicional, ao longo dos anos, tem se baseado em 4Ps: produto, preço, promoção e local.

Você provavelmente já analisou esses 4 elementos de sua organização inúmeras vezes para entender como seu negócio pode se tornar mais competitivo e eficiente.

Para muitos o Marketing Digital é visto como uma solução que se concentra apenas em uma dessas letras, P de Promoção. Mas isso não poderia estar mais longe da verdade.

O Marketing Digital beneficia as empresas porque é um avanço no jogo de marketing que leva em consideração como seu consumidor se relaciona não apenas com sua marca, mas também com a própria mídia.

Por causa disso, as empresas fazem escolhas mais inteligentes e orientadas a dados e podem colher os benefícios de uma única campanha ou conteúdo por períodos mais longos.

Todos os benefícios a seguir podem ser esperados de uma estratégia consolidada de marketing digital.

1. O marketing digital ajudará você a fazer mais com menos

De todos os benefícios que o Marketing Digital oferece, o que geralmente recebe mais atenção é a quantidade de economia que pode proporcionar aos departamentos de marketing em todo o mundo.

A relação custo-benefício do Marketing Digital, quando comparada aos empreendimentos off-line, é semelhante à de uma máquina se combinada com um ser humano.

Isso acontece porque, com métodos e técnicas de marketing mais tradicionais, as pequenas empresas não conseguem competir com as grandes marcas. Afinal, eles não têm os recursos e o pessoal necessários para fazer uma grande campanha funcionar.

No ambiente digital, entretanto, é fácil para marcas menores progredir usando a criatividade para competir no mesmo nível.

Em iniciativas como Inbound Marketing , o custo de aquisição de leads já é conhecido por ser menor do que para iniciativas de marketing mais tradicionais, mas mesmo ao investir em publicidade paga por clique (PPC), uma empresa pode obter um melhor ROI do que com anúncios de TV ou spots de rádio.

Ferramentas como marketing por e-mail podem trazer às empresas um retorno do investimento de pelo menos 4400%, de acordo com a OptinMonster .

2. Alcance um público maior com o marketing digital

A sua empresa está tendo dificuldades para se expandir?

O sucesso no departamento de marketing é a chave para alcançar públicos maiores e aumentar as vendas e o lucro.

Como o Marketing Digital é baseado na internet, ele pode alcançar pessoas em todo o mundo com o direcionamento correto para tornar sua empresa um negócio muito maior do que é agora.

Os esforços de marketing tradicionais são limitados não apenas pelo custo, mas também pela exposição. Um anúncio em um canal de TV local, por exemplo, nunca será visto por pessoas do outro lado do país.

Se você envia para o mundo todo, esse é um problema ainda maior, pois você não está alcançando uma parte significativa das pessoas que poderiam estar interessadas em seus produtos.

Não acredita nisso? De acordo com o We Are Social , existem 5,11 bilhões de usuários móveis únicos no mundo. Você pode imaginar quantos clientes potenciais sua empresa tem entre eles?

3. Avalie, melhore e obtenha melhores resultados com o marketing digital

Outro benefício do Marketing Digital que não pode ser exagerado é quanto controle ele dá às empresas quando elas estão criando campanhas.

Nenhuma outra estratégia de marketing oferece tantas ferramentas de rastreamento quanto o Marketing Digital e, quando bem utilizadas, podem gerar lucros para a empresa.

Uma empresa pode aprender e melhorar medindo a forma como as pessoas interagem com suas campanhas, entendendo como elas se comportam em seu site e que tipo de problemas enfrentam todos os dias. Essas melhorias são chamadas de iterações.

Uma campanha pode ter quantas iterações forem necessárias ao longo do caminho. Essas mudanças têm o objetivo de refletir o que um consumidor está procurando para encontrar a melhor maneira de alcançá-lo.

Grandes campanhas off-line não oferecem a mesma chance. Custa muito caro substituir o material impresso ou audiovisual e é do interesse das empresas acertar na primeira vez.

Mas se você ainda está aprendendo como comercializar melhor sua marca, isso pode ser bastante difícil.

O Marketing Digital oferece um ambiente incrível de experimentação, aprimoramento e isso torna a estratégia vencedora.

4. Obtenha resultados mais rápidos com o marketing digital

Uma campanha que depende de itens tradicionais, como pastas, tem um período de tempo mais longo do que uma campanha de Marketing Digital.

Afinal, leva tempo não apenas para desenvolver os materiais que serão parte fundamental da sua estratégia, mas também para distribuí-los e vê-los levar a novas oportunidades de negócios.

Uma boa campanha de Marketing Digital pode obter mais visitantes para seus sites, mais leads em suas páginas de destino e maiores taxas de conversão durante a noite, mas trará os melhores resultados a longo prazo, pois você alimenta suas páginas com conteúdo relevante para sua persona.

Embora, na maioria das vezes, seja necessário esforço e resiliência para manter esses números altos e construir um relacionamento com o consumidor, se você deseja impulsionar seu departamento de marketing e fazê-lo crescer continuamente, o Marketing Digital é sua melhor opção.

5. Domine o funil de vendas com marketing digital

Você está familiarizado com o conceito de funil de vendas?

O funil de vendas é composto por cada etapa da jornada de seu cliente, desde a curiosidade do comprador até o cliente desenvolvido.

É uma das ferramentas de marketing mais importantes disponíveis, pois ajuda os profissionais de marketing a entender os comportamentos de seus clientes e a usar o que aprenderam a seu favor.

Conduzir um cliente pelo funil de vendas é uma das maneiras mais fáceis de fazer com que ele se familiarize com o que sua empresa oferece.

Com o Marketing Digital você pode filtrar os clientes por estágio em que se encontram no funil de vendas, orientá-los nas próximas etapas e construir um relacionamento de confiança a partir do momento em que demonstram interesse em suas soluções.

Contando com o Inbound Marketing e criando conteúdo - sejam ebooks, calculadoras interativas, white papers ou qualquer outra coisa que se ajuste à sua estratégia - uma empresa pode dominar o funil de vendas e converter mais.

6. Mantenha contato com seu público

Outro grande desafio que as empresas enfrentam é construir um relacionamento duradouro com o cliente.

As estratégias tradicionais de marketing falham nesse aspecto porque não garantem a presença da sua marca na vida do cliente.

Uma presença online ativa garantirá mais reconhecimento para sua marca, o que, por sua vez, o ajudará a chegar primeiro aos clientes. 

A pesquisa mostra que mais conhecimento torna os clientes em potencial mais inclinados a comprar de marcas.

O marketing digital pode levá-lo ao topo da classificação em mecanismos de pesquisa importantes como o Google e isso terá um grande impacto nas conversões.

7. Incentive leads com marketing digital

Cada empresa tem leads. Eles são aqueles clientes em potencial que estão interessados ​​no que você tem para vender, mas ainda não estão prontos para agir.

Uma abundância de leads é boa para os negócios, pois dá a seus vendedores um público engajado com o qual interagir, na esperança de fechar uma venda.

Mas cultivar leads com esforços de marketing tradicionais é uma chatice. É difícil distinguir onde cada cliente está no funil de vendas, qualificar os leads ou mesmo reunir todas as informações de que você precisa para se manter em contato com eles.

O marketing digital torna todas essas tarefas muito mais fáceis, apresentando aos profissionais de marketing ferramentas para qualificar leads, entender onde eles estão no funil de vendas e entrar em contato com eles de vez em quando.

A maioria dessas ferramentas também tem um benefício adicional: elas funcionam enquanto você não, seguindo uma abordagem de vendas experimentada e testada projetada para ter sucesso.

O Databox indica que 66% das pessoas consideram o incentivo ao e-mail uma das técnicas de engajamento de leads mais eficazes.

 

Como começar a aproveitar os benefícios do Marketing Digital?

Pronto para ver todos os benefícios do marketing digital trabalhando para beneficiar sua empresa?

Se você não sabe como iniciar uma estratégia de Marketing Digital, as etapas a seguir o ajudarão ao longo do caminho!

Etapa um: aprender o básico

Estude os fundamentos do Marketing Digital, entenda os conceitos mais importantes e tente ler o máximo que puder sobre o assunto.

Isso o ajudará a compreender melhor quais técnicas podem funcionar para sua empresa.

Etapa dois: construir uma buyer persona

A buyer persona é uma ferramenta usada para representar seus consumidores, suas necessidades e dores.

Comece tentando entender as pessoas que podem querer construir relacionamentos com sua marca, para que você possa determinar a melhor forma de alcançá-las.

Etapa três: trabalhar em uma presença na mídia social

A sua empresa está nas redes sociais?

Se a resposta for não, você já sabe por onde começar. Construir um reconhecimento mais forte de sua marca, certificando-se de que sua empresa participe de conversas on-line, é uma etapa importante no marketing digital.

De acordo com o IDC , 84% dos executivos confiam nas opiniões e no conteúdo da marca encontrados nas mídias sociais como parte de seu processo de compra.

Etapa quatro: investir em SEO

Outra técnica que funciona bem para todos os tipos de negócios é a otimização de mecanismos de pesquisa.

É ótimo para construir um fluxo vitalício de visitas para seu site a partir de pesquisas orgânicas e deve ser uma das principais prioridades se você deseja se destacar em marketing digital.

O marketing digital beneficia empresas de todas as formas e tamanhos e as ajuda a ter mais sucesso no longo prazo. É por isso que, se você ainda não tem uma estratégia, é hora de começar a construir uma.

Em 2019, os esforços de marketing digital superaram os esforços de marketing tradicionais em gastos de negócios e essa tendência provavelmente não vai mudar nos próximos anos.

Quanto mais cedo sua empresa começar a usar o ambiente online para fazer melhores negócios, mais cedo ficará claro que investir em Marketing Digital beneficia sua marca.