Não há como negar: o  Marketing Digital  mudou completamente a forma como as empresas lutam pela atenção do público nos últimos anos.

Investir em marketing online para pequenas empresas é democrático e traz muitos  benefícios .

Com as ferramentas certas, você pode criar uma estratégia de baixo custo que exige apenas uma pequena equipe para trabalhar e tem  um grande retorno em alcance e conscientização .

No entanto, se promover uma marca na internet é fácil, também significa que existe muita concorrência. Neste artigo, você saberá mais sobre:

 

1. Otimização do mecanismo de pesquisa (SEO)

Uma das formas mais poderosas de trazer visibilidade constante para sua marca não é paga.

Isso pode soar um pouco estranho, já que a propaganda na mídia de massa tem sido a principal forma de ser vista por tanto tempo.

Mas nenhum anúncio pago hoje é tão forte quanto ver seu site, produto ou conteúdo nos primeiros resultados quando um consumidor acessa no Google uma palavra-chave relacionada.

Estar bem posicionado nos motores de busca  é uma forma de obter tráfego orgânico e construir confiança - uma vez que é o primeiro contacto que uma pessoa tem com a sua marca.

Afinal, se o seu site está lá, significa que vale a pena, certo?

As técnicas, ações e ferramentas que fazem sua marca escalar esses pontos são chamadas de Search Engine Optimization, ou SEO.

Seu objetivo é fazer com  que o Google reconheça valor e relevância no que você tem a oferecer , de modo que favoreça sua marca quando os usuários pesquisarem por algumas palavras-chave específicas.

Assim, o SEO é essencial quando se trata de Marketing Digital para pequenas empresas.

Como uma pequena empresa pode fazer isso

Estar no topo nos resultados de pesquisa não é remunerado, mas o SEO em si exige algum investimento, especialmente no esforço.

Se você é pequeno, o melhor a fazer é trabalhar com um escopo reduzido e crescer a partir daí.

Sua abordagem principal será ser inteligente sobre o  planejamento de palavras-chave . SEO é sobre a intenção do usuário, produção de conteúdo e construção de links - tudo isso em torno das palavras que são mais prováveis ​​de serem pesquisadas por sua  buyer persona .

Com um orçamento menor, você pode começar com palavras-chave menos comuns e mais específicas. Se você vende telefones, por exemplo, apostar na palavra “telefones” não é a melhor estratégia.

Haverá muitas empresas, algumas delas muito grandes, lutando por essa vaga. Então, que tal encontrar termos mais específicos para trabalhar?

Aprenda mais sobre sua persona e tente pensar como ela. Como eles pesquisariam um produto no qual estão interessados? O que eles digitariam? 

A inteligência de dados  pode ser a chave para encontrar seu nicho.

 

2. Marketing de conteúdo

Usar conteúdo para promover sua empresa sempre faz parte de uma ótima estratégia de SEO. Mas é muito mais do que usar as palavras-chave certas.

Produzir  conteúdo relevante, útil e atraente  é como sua marca constrói identidade, personalidade e autoridade.

O Marketing de Conteúdo  envolve o planejamento e o compartilhamento de postagens, artigos, notícias, vídeos e qualquer tipo de assunto que fale diretamente com o seu público.

Esse tipo de marketing não trata apenas de informações, mas também de tempo e apresentação. O que, como e quando você escreve são pontos a serem levados em consideração.

Como uma pequena empresa pode fazer isso

Para aquelas empresas que não podem investir em grande volume,  o centro da estratégia deve ser um blog .

Lá, você pode compartilhar guias de procedimentos, dicas, e-books e tudo o que for útil para ajudar um lead a considerar um produto que você vende. Por exemplo, seu produto é Kodi. Você pode fazer uma visão geral detalhada de todas as versões, para que o cliente saiba o que é Kodi Build e faça sua escolha.

A frequência é importante , então tente ter pelo menos 2/3 postagens de blog por semana. Você pode usar a mídia social para aumentar o alcance do seu conteúdo e misturar novas peças com repostagens para manter sua personalidade envolvida.

Mas o principal objetivo é ser honesto e oferecer informações confiáveis ​​que ajudem.

Quando uma marca começa a se tornar conhecida como uma autoridade em um campo específico, ela fica na mente do público.

Mesmo que o consumidor não esteja comprando nada agora, ele se lembrará de você quando chegar a hora no futuro.

 

3. Marketing de mídia social

Falamos sobre a mídia social como um amplificador, mas não deve ser tratada simplesmente como uma forma de compartilhar e aumentar a visibilidade. Como todos nessas redes, sua empresa também está lá para construir relacionamentos.

O Social Media Marketing está  focado na personificação da sua marca . Você deve estar disponível para tirar dúvidas, bem como interagir com pessoas e assuntos que estão inseridos no mesmo universo do seu negócio.

Como uma pequena empresa pode fazer isso

É sempre bom ter alguém dedicado para essa função na empresa - seja um funcionário ou um terceirizado. As redes sociais exigem interações constantes e acompanhamento de  tendências .

Mas nunca é tão fácil. Talvez você não tenha equipe ou orçamento para isso. O que fazer então?

Novamente, é hora de ser estratégico. Investir em ferramentas que automatizam e agregam a interação social pode ser uma boa solução.

Separar pequenos intervalos ao longo do dia para verificar os perfis também é uma ótima ideia.

Mesmo que o dinheiro seja curto, é o lugar certo para gastá-lo. Anúncios sociais são atraentes, envolventes e podem ajudar a  impulsionar sua geração de leads  nesses canais.

A propósito, o Instagram está se mostrando especialmente recompensador por essa estratégia.

 

4. Pesquisa local

Se sua empresa tem atendimento físico, o Google Meu Negócio se tornou um ótimo canal para sua marca. Você pode usar essa ferramenta como um esforço de marketing baseado em localização.

Como as pequenas empresas podem fazer isso

Adicionar informações sobre sua empresa no Google Meu Negócio é fácil e simples. Lá, você pode compartilhar suas informações de contato, seu site e até mesmo informações sobre o que você vende.

Mas o foco principal aqui deve ser  o conteúdo criado pelo usuário : avaliações, opiniões e fotos. Quando um cliente os publica no Maps, eles são incluídos em seu perfil e compartilhados com todos que procuram algo na área.

Então você pode solicitar esse tipo de engajamento no seu site e nas redes sociais. Você também pode oferecer uma recompensa em troca, como uma sobremesa na próxima visita, se for um restaurante.

Dessa forma, você constrói um perfil completo e atraente para qualquer pessoa da área. Ao mesmo tempo, você começa a construir uma presença global e um domínio local.

 

5. Marketing por e-mail

Mesmo tendo sido inventado na década de 1970, o e-mail ainda é um dos canais de comunicação mais conhecidos e utilizados do planeta.

Portanto, não é surpresa que o Email Marketing seja ótimo para empresas.

Essa estratégia envolve o planejamento de conteúdo informativo e envolvente, combinado com gatilhos baseados em ação e tempo.

A ideia é  criar um caminho que aprofunde a relação entre um lead e uma marca  por estar em contato próximo e constante, tudo isso sem ter que enviar e responder manualmente a essas interações.

Como pode uma pequena empresa fazer isso

A grande vantagem do marketing por e-mail é: ele se baseia quase exclusivamente na automação. Ao contrário da mídia social, você não precisa ter alguém dedicado a ela todos os dias.

Mas exige muito planejamento. A campanha ideal de marketing por e-mail leva em consideração a jornada do comprador e antecipa os movimentos do lead do interesse para a decisão de compra.

Com as ferramentas de automação certas, você pode simplesmente planejar os fluxos de estímulo e deixar o software funcionar sozinho.

É  um ótimo canal  para pequenas empresas, quem conhece seu público e a importância de analisar métricas.

 

6. Soluções e serviços de marketing

Nosso último item da lista não é uma estratégia de marketing em si, mas um tipo de investimento crucial para ter sucesso em tudo o que falamos até agora.

As soluções de marketing são plataformas tecnológicas, ferramentas de automação, analisadores de dados e monitores de mídia social que ajudam pequenas equipes com orçamentos pequenos. Assim, eles podem gerenciar campanhas muito maiores do que poderiam fazer sozinhos.

Os serviços de marketing são oferecidos por empresas com  talento  e ferramentas especializadas  que auxiliam no planejamento de negócios, na execução e na avaliação do sucesso de suas estratégias.

Como uma pequena empresa pode fazer isso

Até alguns anos atrás, era muito difícil para as pequenas empresas ter acesso a soluções de marketing de ponta.

Mas a onda de  soluções como serviço  trouxe um novo poder para essas empresas.

Em vez de grandes investimentos de uma só vez, agora você pode contratar planos mensais e anuais que diluem custos e ofereçam recursos mais flexíveis para suas demandas futuras.

Afinal, o tamanho da sua empresa ou o orçamento disponível não importam muito hoje em dia. Como dissemos, o que importa no marketing online para pequenas empresas é  ser inteligente e inovador .

Portanto, encontre a ferramenta de Marketing Digital perfeita para sua pequena empresa e comece a planejá-la. Conhecendo melhor o seu público e sabendo como usar esses canais para alcançá-lo, você está pronto para o sucesso.