Os termos do marketing digital facilitam a vida do profissional de marketing. Saber o conceito exato do que você está tentando implementar o ajudará a entender do que se trata e facilitará sua vida quando você estiver em busca de dicas e boas práticas. Mas são tantos que é fácil se perder.

É por isso que decidimos criar um guia com os termos de marketing digital que todo profissional de marketing deve conhecer, junto com suas definições e aplicações.

Confira!

1. Teste A / B

O teste A / B é um recurso usado por empresas em todo o mundo para entender o que atrai seu público e por quê.

Você pode dizer que uma campanha está sendo testada A / B quando sua equipe de marketing desenvolve duas ideias diferentes e as testa aleatoriamente entre os usuários de um site ou aplicativo.

Com o teste A / B, é possível entender o que ressoa e entrega os objetivos de uma campanha. Esse conhecimento deve ser bem documentado para que possa ser usado em futuras iterações de um produto, serviço ou software.

2. Bloqueio de anúncios

Aqueles que promovem muitos anúncios de pagamento por clique provavelmente estão familiarizados com esse termo, mas alguns de vocês podem não estar. O Bloqueio de anúncios é o uso de um software para bloquear anúncios enquanto você navega na web.

Os bloqueadores de anúncios mudaram drasticamente a forma como o marketing é feito nas empresas. Banners e anúncios de texto tiveram que ser rapidamente substituídos por conteúdo para que uma marca ainda pudesse alcançar clientes que usam esses tipos de ferramentas de bloqueio de anúncios.

De acordo com a Social Media Today , pelo menos 30% de todos os usuários têm pelo menos uma ferramenta de bloqueio de anúncios e, recentemente, até mesmo empresas que lucram com anúncios, como o Google, lançaram suas próprias versões de software de bloqueio de anúncios.

3. Rede de publicidade

Todos os que promovem um produto ou serviço na Internet devem estar familiarizados com a ideia de rede de publicidade.

O termo simplesmente se refere a um conjunto de locais que possuem espaços abertos para anúncios de outras empresas.

4. Texto Alt ou Texto Alternativo

Enviando uma imagem para uma ferramenta de gerenciamento de conteúdo como o WordPress?

Você verá que entre as caixas fornecidas como opções para complementar esse conteúdo, uma é rotulada como “Texto Alt”.

Alt Text é qualquer tipo de texto complementar que mostra quando as imagens não podem ser exibidas.

A legenda do texto alt geralmente descreve uma imagem, sendo usada tanto para ajudar na otimização do mecanismo de pesquisa quanto na acessibilidade, já que os textos são frequentemente lidos por ferramentas de fala usadas por pessoas com deficiência visual.

5. Autoresponder

Está pensando em automatizar parte dos esforços de marketing da sua empresa? Então você ouvirá falar de autoresponders.

Um autoresponder é uma ferramenta que pode, automaticamente, responder a uma mensagem de e-mail com uma resposta predefinida.

Também pode ser usado em marketing, para permitir que um cliente saiba que seu envio em um site foi bem-sucedido.

6. B2B e B2C

B2B e B2C são dois termos frequentemente usados ​​para diferenciar uma empresa de outra.

O primeiro significa Business To Business e se refere às empresas que concentram seus esforços principalmente em alcançar outras empresas.

Seu negócio principal está focado em oferecer soluções que os indivíduos podem não precisar.

O segundo significa Business To Consumer e se refere a todas as empresas que comercializam diretamente para pessoas físicas.

É importante entender que uma empresa pode fazer as duas coisas. Bons exemplos são marcas como Apple e Samsung, que vendem diretamente em seus sites e lojas para consumidores individuais, e também para empresas que usam seus equipamentos em suas operações.

7. Cegueira de banner

Desde que os banners se tornaram uma coisa e dominaram a web, nossos cérebros se adaptaram a eles. Os profissionais de marketing cunharam o termo “cegueira de banner” para se referir a essa adaptação.

A cegueira para banners é quando uma pessoa é capaz de navegar em uma página da web sem nem mesmo perceber os anúncios disponíveis nela.

Freqüentemente, a cegueira para banners é resultado da padronização da publicidade online.

Como os anúncios são mais comumente colocados nos mesmos lugares, toda vez que a cegueira do banner surge, uma vez que nos acostumamos com esses padrões.

8. Taxa de rejeição

A taxa de rejeição se refere ao número de usuários que clicaram em um link e abriram uma página da web, mas perderam o interesse por ela depois de visitar apenas uma área do site.

Uma alta taxa de rejeição geralmente significa que sua empresa não está direcionando adequadamente o público que espera atingir, mas também pode ser um indicador de que uma página precisa de atualizações para melhor atender o usuário.

A taxa de rejeição tem outro significado no contexto das campanhas de marketing por e-mail.

Sempre que você vir este termo de Marketing Digital sendo usado em relação a e-mails, isso significa que eles não puderam ser entregues aos usuários.

Uma rejeição suave ocorre para erros temporários, como uma caixa de entrada cheia ou um e-mail muito grande.

O hard bounce acontece quando você tem um erro permanente - quando você digita o endereço de e-mail errado ou quando a conta não está mais disponível.

9. Frase de chamariz ou CTA

Uma frase de chamariz atua exatamente como o nome diz: ela convida o usuário a fazer uma coisa específica depois de consumir o conteúdo.

As frases de chamariz costumam ser usadas para orientar clientes em potencial por meio do funil de vendas .

Alguns exemplos de tipos de frases de chamariz que as empresas costumam usar on-line são:

  • Assine a newsletter;
  • compartilhar conteúdo nas redes sociais;
  • entrar em contato com a marca;
  • experimente um novo produto; e
  • peça um orçamento.

Muitos outros apelos à ação podem ser usados ​​para promover os objetivos de uma empresa. Escolher o certo para cada tipo de conteúdo e cada estágio do funil de vendas é uma grande parte da criação de marketing de conteúdo que funcione.

10. Taxa de cliques (CTR)

CTR ou taxa de cliques é um indicador de desempenho usado por profissionais de marketing para entender o comportamento do usuário.

Ele avalia o número médio de pessoas que clicaram em um anúncio, por número de impressões - e é sempre uma porcentagem. Ele também pode ser usado no contexto de campanhas de marketing por e-mail, links internos e CTAs.

11. Cookie

A maioria de nós está familiarizada com os saborosos cookies que nossas avós costumavam fazer, mas e os cookies da Internet ?

Este termo de Marketing Digital se refere a uma informação que é armazenada localmente no computador de um determinado usuário, para que possa ser resgatada toda vez que ele retornar a uma página da web.

Geralmente contém as preferências do usuário, como permanecer conectado a uma página ou o navegador que está usando.

Os cookies ajudam os profissionais de marketing a coletar dados sobre a frequência com que seus sites são visitados e por quem.

12. E-mail marketing

O email marketing é uma estratégia que consiste em campanhas de marketing enviadas por email para uma base de usuários.

Muitos tipos diferentes de campanhas podem ser construídos em torno do marketing por email, assim como o marketing tradicional costumava fazer com as listas de mala direta.

Normalmente, eles promovem produtos, mas também podem ajudar a construir um relacionamento com os clientes, informando-os sobre atualizações importantes nas plataformas que usam ou entregam conteúdo.

13. Freemium

Freemium é o nome dado a ferramentas que podem ser usadas gratuitamente, mas oferecem funcionalidades extras assim que o usuário adquire uma assinatura, compra a versão completa do aplicativo ou compra upgrades que são vendidos separadamente.

Este modelo de negócios é usado com frequência por fabricantes de aplicativos, empresas de software e desenvolvedores de videogames.

14. Marketing de entrada

O Inbound Marketing é uma estratégia utilizada pelas empresas para vender mais usando o Marketing Digital como ferramenta.

A estratégia de inbound marketing é focada em atrair, envolver e encantar os clientes. Ele usa marketing de conteúdo, SEO e táticas de mídia social para se comunicar com o público-alvo.

15. Palavra-chave

Uma palavra-chave é uma palavra ou grupo de palavras - dentro ou fora de uma frase - que é usada para tornar o conteúdo mais fácil de encontrar nas ferramentas de mecanismo de pesquisa.

O Google examina a web em busca de textos de alta qualidade que tenham a palavra-chave pesquisada como o tópico principal do texto. Dessa forma, o usuário poderá encontrar as respostas que procura.

Uma empresa com um bom jogo de palavras-chave pode gerar muitos leads orgânicos, que é o nome dado aos leads que não vêm de publicidade, mas dessas pesquisas orgânicas.

16. Link building

O edifício da ligação é o ato de vincular o conteúdo existente em uma postagem de blog.

Links de qualidade apontando para sua página podem ajudar a se classificar melhor nos mecanismos de pesquisa. No entanto, esses links precisam ser contextualizados de acordo com o conteúdo no qual você está trabalhando.

Existem dois tipos de links: de entrada e de saída. Os links de entrada enviam o leitor a uma página em seu domínio. Links externos, como você pode imaginar, os envie para uma página externa.

Ambos contribuem para a classificação de uma página da web e são muito importantes para uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida.

17. Marketing de saída

O marketing externo pode ser descrito como o oposto do marketing interno. Enquanto em uma estratégia de Inbound seus clientes o encontram de forma orgânica, no Outbound você precisa ir atrás desses clientes.

Nos dias anteriores, o Outbound estava conectado com estratégias de telemarketing, outdoor, TV e rádio. Hoje, também está relacionado à publicidade paga, como Anúncios do Facebook e Google Ads.

18. Marketing viral

O conteúdo é considerado viral quando se espalha rapidamente na internet e, muitas vezes, de forma espontânea.

Esse tipo de conteúdo geralmente é criado para envolver e ser irresistível demais para não ser compartilhado. Uma página da web que geralmente depende desse tipo de estratégia de marketing é o BuzzFeed .

O dicionário de Marketing Digital não para de crescer e você não deve perder o controle das novidades na área se quiser entender exatamente do que as pessoas estão falando.

Este glossário é uma ótima maneira de começar a revisar conceitos novos e antigos que o ajudarão a criar estratégias melhores.

Você acha que esquecemos alguns termos de marketing digital que são importantes para um profissional de marketing? Use a seção de comentários para nos informar quais!